''''' ''''' Painel Corporativo: Pense fora da caixa ''''
''''

Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pense fora da caixa

Vivemos em um mundo em constante mudanças, numa sociedade regida por leis, valores, culturas e interesses mutáveis que condicionam a nossa forma de vida. Essa mudança de valores e interesses manifesta-se através das transformações políticas, sociais, científicas, culturais e até ambientais, proporcionando novas tendências, novas ideologias e novas tecnologias.

O homem sempre sentiu necessidade de evoluir e estar um passo á frente, e no mundo corporativo não é diferente. Para ser e manter-se bem sucedido é preciso saber prosperar em ambientes difíceis, estar atento a tudo o que acontece ao seu redor e tornar-se adaptável as mudanças, pois a disputa ´por uma boa colocação é acirrada, e ter uma boa formação, falar outros idiomas e estar bem informado deve fazer parte de um bom profissional. Mas para se destacar é preciso algo mais, além de possuir uma boa rede de relacionamentos você deve pensar fora da caixa.

Muitos se perguntam o que isso significa?



Essa expressão "pensar fora da caixa", surgiu á mais de 20 anos, quando uma consultoria de estratégia passou a divulgar o seu serviço propondo um desafio, no qual era preciso unir nove bolinhas dentro de um retângulo como se fosse uma caixinha, usando apenas quatro segmentos de reta, para resolver esse quebra cabeça, em geral, as pessoas demoravam muito tempo em tentativas frustradas. Apenas quando alguém tinha um insight de que o retângulo poderia ser ignorado - e isso equivale a tirar fora a caixa representada pelo retângulo - é que eram visualizadas soluções alternativas que saltavam aos olhos pelo fato de a caixa ter sido posta de lado.

Pensar fora da caixa significa utilizar o lado direito do cérebro, ter idéias construtivas, ser inovador. Porém, por em prática requer dedicação para transformar este bem em um hábito. Como nas palavras de Einstein "Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes".

Quando nos deixamos levar pela rotina, ficamos limitados e sem perceber abrimos mão de sonhos e oportunidades, uma vez preso a essa caixa deixamos de comandar os nossos pensamentos e nos tornamos prisioneiros sem nos darmos conta do valioso tempo perdido.

Se suas obrigações forem rotineiras procure faze-las de forma diferente, use a criatividade, pense como se fosse o cliente, como gostaria de ser atendido. Nunca olha o problema por baixo.

Você já foi um destaque onde trabalha? Conseguiu pensar fora da caixa? 
Compartilhe conosco suas experiências, tenho certeza que vocês leitores tem muitas experiências e cases para nos contar.

Seja objetivo, proativo, inovador, multiplique a sua rede de contatos...
Pense grande, pense fora da caixa!!!

'''''
'''''

Nenhum comentário:

Postar um comentário