Investir em ações pode ser uma boa pedida, pois ao investir em ações, você passa a receber dividendos periodicamente, além de poder comprar ou vender suas ações no momento em que quiser. A BM&BOVESPA é a nova bolsa, a melhor forma de investir em ações é a longo ou médio prazo.
Ai vai um guia com 6 dicas para começar a investir:
Defina um objetivo - tudo começa com as perguntas: "o que quero fazer com o dinheiro investido" e "quanto tempo tenho para que ele renda?
Dê um nome para o seu investimento "meu carro novo", "meu apartamento", "viagem planejada", "os estudos do meu filho"; escolha algo significativo para você.
Formas de investir - Conheça abaixo as principais formas de investir na Bolsa:
- Compra direta de Ações;
- Fundos de Índices - ETFs;
- Clubes de Investimentos;
- Fundo de Investimentos em Ações.
Encontre a melhor corretora para você - durante a preparação da sua jornada de investidor, a corretora será como sua agência de viagens: ela o ajudará em cada etapa antes do seu primeiro investimento e estará sempre ao seu lado, fornecendo apoio e bons conselhos de especialistas durante toda a sua viagem.
O que a corretora faz por você
- Ajuda você á escolher as ações, de acordo com o seu objetivo financeiro;
- Dá suporte necessário para entender o funcionamento da Bolsa;
- Define com você o seu perfil de investidor;
- Fornece serviços facilitadores como home broker (investimentos via internet), relatórios de recomendação de ações, informativos, etc.;
- Assessoria constante de especialistas que estão sempre atentos ao mercado;
- Avisa sobre novos produtos no mercado, garantindo a diversificação de seus investimentos;
- Informa sobre o recebimento de dividendos e outros bônus que as empresas pagam aos acionistas.
Como escolher a melhor corretora - antes de tudo, comece um esboço do perfil que você criará junto com a Corretora. Entre em contato com uma corretora, pergunte quais são os serviços que a corretora oferece, consulte o valor da taxa de corretagem.
Entre em contato co outras corretoras, pesquise e compare taxas, serviços e benefícios; investir um pouco de tempo nessa atividade o ajudará a encontrar a corretora ideal para você.
Abra sua conta - para contratar a corretora, você deverá fazer um cadastro semelhante á abertura de uma conta em um banco. A corretora pedirá a você que preencha uma ficha cadastral e assine um termo de adesão ao contrato de intermediação.
Conheça as taxas
Taxa de corretagem - valor cobrado pelas corretoras pelo acesso ao mercado
Taxa de custódia - é o valor mensal cobrado pela guarda das ações pela Bolsa e pelos serviços oferecidos pela corretora.
Escolha suas ações - como escolher quais ações comprar?
- Sempre converse com sua corretora;
- Una seu lado consumidor ao investidor;
- Aprenda ao máximo sobre as empresas que deseja investir;
- Ainda indeciso? Então comece com ETFs.
Não existe um valor mínimo para começar a investir em ações, cabe a você fazer as contas para saber se a taxa cobrada vai pesar no seu investimento. Por exemplo: se você investir 100 reais em ações e sua corretora cobra 10 reais de taxa de custódia e 8 reais de taxa de corretagem, você vai precisar de um rendimento superior á 18 reais, ou seja, um rendimento de mais de 18% num único mês, para o investimento compensar.
Imposto de renda: como regra geral, o IR sobre ganhos com ações é de 15%. caso o investidor venda menos que R$ 20.000,00 em ações num determinado mês, seus ganhos deste período serão isentos.
Converse com sua corretora sobre os detalhes da taxação e declaração de seus investimentos.
Priorize seu futuro, invista, pense em você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário