"A eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas." Peter Drucker.
Parece um pouco complicado, mas o desenrolar destas palavras, principalmente nas ações são mais aplicadas do que se imagina. No mundo corporativo muitos profissionais lidam, mesmo que indiretamente, com estas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na prática. Em uma empresa, o profissional precisa ser eficiente o tempo todo para gerar resultados no seu trabalho e no objetivo principal da companhia, é o meio de fazer um certo um processo correto e de boa qualidade em curto prazo, com o menor número de erros. Por outro lado, a eficácia consiste em maximizar as oportunidades, cumprir metas e objetivos, realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um resultado acima do esperado, em outras palavras ser eficaz é agir com proatividade, é a entrega do algo mais, ou como alguns gostam de chamar: "a cereja do bolo".
"Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menor tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.)" (Brender, 2009)
Eficiência
|
Eficácia
|
Foco nos meios.
Fazer corretamente as coisas.
Resolver os problemas.
Salvaguardar os recursos.
Cumprir tarefas e obrigações.
Treinar os subordinados.
Jogar futebol com arte.
|
Foco nos resultados.
Fazer as coisas corretas.
Atingir os objetivos.
Otimizar a utilização dos recursos.
Obter resultados e agregar valor.
Proporcionar eficácia aos subordinados.
Vencer o campeonato.
|
Na Administração Moderna estas duas palavras vêm ganhando destaque primordial nas ações das organizações. Elas não estão exclusivamente direcionadas ás atitudes dos profissionais em suas funções dentro da empresa, mas também da organização e produção da própria empresa para garantir seu nome no mercado da área a qual pertença. A eficiência e a eficácia são aliadas nas demandas de uma organização, o ideal seria a aliança entre as duas formas de agir tanto dos profissionais, que fazem a empresa se movimentar, como própria empresa, que necessita garantir seu trabalho possuindo uma visão privilegiada em sua atuação.
No mundo corporativo, torna-se mais inserido e preparado o colaborador que consegue distinguir o significado destas duas palavras e sabem aproveita-las ou utiliza-las quando necessário. Imagine que um vazamento de água no escritório. O primeiro funcionário, imediatamente corre atrás de um pano, balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente, agindo no problema como um analgésico. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. O segundo funcionário procura observar toda a sala e tenta encontrar a origem para o surgimento de tanta água, e concluiu que no banheiro instalado dentro à sala uma torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois agiu na raiz do problema e fez o que era certo fazer para solucionar o caso.